eTwinning

O eTwinning é a comunidade de escolas da Europa.

Este projeto disponibiliza uma plataforma para que os profissionais da educação (educadores de infancia, professores, diretores, bibliotecários) que trabalham em escolas dos países europeus envolvidos, possam comunicar, colaborar, desenvolver projetos e partilhar; em suma, sentir-se, e efetivamente ser, parte da mais estimulante comunidade de aprendizagem na Europa.

A ação eTwinning promove a colaboração entre escolas da Europa, com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), proporcionando apoio, ferramentas e serviços que facilitam, em qualquer área disciplinar, a criação de parcerias, de curta ou longa duração.

O Portal eTwinning (www.etwinning.net) é o principal ponto de encontro e espaço de trabalho. Encontra-se disponível em vinte e cinco línguas, e, atualmente, já envolve mais de 230.277 docentes, e mais de 5462 projetos entre duas ou mais escolas europeias. O Portal apresenta ferramentas, em linha, para que os professores possam encontrar colegas parceiros e, assim, criem projectos, partilhem ideias, troquem boas práticas e iniciem de imediato o trabalho colaborativo, aproveitando as diversas ferramentas disponíveis na plataforma eTwinning.

O projeto eTwinning foi lançado em 2005, como a principal ação do Programa de eLearning da Comissão Europeia, e desde janeiro de 2014 faz parte do Erasmus+, o programa europeu para a Educação, Formação, Juventude e Desporto. O Serviço de Apoio Central está localizado na European Schoolnet, uma parceria internacional de 30 Ministérios da Educação europeus que aposta no desenvolvimento da aprendizagem nas escolas, para professores e alunos de toda a Europa. O eTwinning conta ainda com a ajuda de 33 Serviços de Apoio Nacional, sediados nos vários países europeus.

(Fonte:eTwinning)