Na sala dos 5 anos damos prioridade aos temas que são trazidos pelas alunas e peloss alunos. Ao trabalhar em projeto respondemos a questões que são do interesse das crianças e deste modo o empenho e as aprendizagens dos conteúdos torna-se mais eficaz. O tema é trazido pelas alunas e pelos alunos, mas cabe ao educador conduzir as aprendizagens de forma a trabalhar todas as áreas de conteúdo e alcançar os objetivos e as metas destinadas à idade.
Tendo por base esta ideia, aproveitamos a ideia e uma das crianças e fizemos dois projetos em simultâneo: dos vulcões” e “os sismos”.
Depois de fazer o levantamento das ideias e daquilo que as alunas e os alunos sabiam, fomos fazer pesquisas sobre os temas, pedimos ajuda aos colegas do 4º ano que também já tinham estudado estes temas, pedimos ajuda aos pais e assim construímos os nossos conhecimentos. Depois fizemos experiências, atividades relacionadas coma matemática e com a linguagem oral e abordagem à escrita.

Uma boa semana!