2º CEB

2º Ciclo do Ensino Básico

No 2º ciclo do Ensino Básico, o grau de exigência acompanha também as alterações no desempenho das crianças que estão agora em pré-adolescência, com os problemas de crescimento e integração social que estas idades habitualmente apresentam. Por tradição, é nesta fase etária que as crianças começam a demonstrar já alguns aspetos das suas personalidades, sendo importante que seja feito um acompanhamento muito individualizado pela direção de turma, com uma ligação forte à família de modo a que os problemas sentidos sejam ultrapassados sem deixar marcas negativas.

Uma das dificuldades deste ciclo de estudo é a grande alteração da monodocência anterior para um conjunto alargado de docentes, cada um com as suas características. Por esse motivo, tem sido preocupação do colégio entregar a lecionação das disciplinas que inicialmente são dadas no pré-escolar e no 1.º ciclo como ofertas de escola e áreas de interesse aos mesmos docentes que irão ter as crianças como alunos no 2.º ciclo. Desta forma, os professores de Educação Física, de Educação Musical, de Educação Visual e Tecnológica de 2.º ciclo já conhecem o aluno desde o pré-escolar, potenciando uma relacionamento e um acompanhamento mais eficazes.

Neste ciclo, para além das disciplinas curriculares, o colégio oferece Estudo acompanhado (2 tempos semanais), Educação Cívica (1 tempo), Introdução ao Francês e Espanhol (1 tempo cada), bem como um projeto de ciência aplicada e investigação (Projeto Quero Ser Cientista), no sentido de proporcionar à criança o contacto com a ciência experimental em ambiente de laboratório.

Sala do 5.º ano