Creche

A Creche

Sendo uma creche já com experiência de década e meia, agora em novas instalações, inserida num colégio com outras valências e integrada num projecto educativo alargado, a creche do Colégio de Alfragide tem como ideia principal subjacente a guarda social das crianças, uma vez a estrutura das famílias e as implicações profissionais dos pais tornarem necessária a existência de um local onde possam deixar as suas crianças, em condições de segurança, equilíbrio emocional e onde sejam acompanhadas com carinho e ternura.

No entanto, para além destes aspectos, as primeiras aprendizagens e interacções sociais são igualmente importantes. Estes primeiros anos numa instituição escolar são um  momento de desenvolvimento  para que as crianças percecionem o  mundo que as rodeia e tenham uma formação que lhes facilite uma integração posterior no pré-escolar.

Assim, é nesta idade que se começam a desenvolver atividades de sala de aula, através das quais as crianças podem desenvolver competências: conceitos simples de formas, cores, texturas, cheiros, o reconto de histórias, a noção de tempo cronológico, o desenvolvimento de capacidades de interacção com os pares. É assim que começam a interagir entre eles, falando e melhorando o vocabulário, cantando e desenvolvendo outras actividades de grafismos e jogos para desenvolverem a sua motricidade tanto fina como grossa.

Neste aspeto, para além das atividades desenvolvidas pela educadora em sala, as crianças têm  também actividades a nível do desenvolvimento psico-motor, com um  professor de educação física e de expressão musical.

Um ambiente familiar, acompanhado de cuidados e carinhos, são uma excelente forma de crescer e ir apercebendo o mundo exterior.