As meninas e os meninos da sala dos 5 anos estiveram a brincar com as figuras geométricas. Depois de explorarem as várias figuras e contruírem desenhos com elas, tiveram de as classificar e organizar por conjuntos previamente estabelecidos por eles e justificar as suas escolhas. (cor, forma, tamanho). As figuras foram escolhidas previamente e com o objetivo de permitirem fazer nomeações independentemente da sua posição. Ou seja, existiam triângulos de vários tipos, quadrados de vários tamanhos e espalhados em diferentes posições, trapézios e retângulos, também distribuídos de várias formas, posições e tamanhos.

Desta forma, foi possível trabalhar os seguintes objetivos: compreender que os nomes das figuras geométricas se aplicam independentemente da sua posição e identificar semelhanças e diferenças entre objetos e agrupa-los de acordo com diferentes critérios.