Na passada semana tivemos uma visita de duas educadoras francesas de Haubourdin, uma cidade perto de Lille no norte de França.

Vieram fazer uma mobilidade de job shadowing no âmbito do projeto Erasmus+. É a segunda visita de escolas francesas da zona de Lille, que vieram observar-nos para poderem compreender as características do nosso projeto educativo e as premissas do projeto de autonomia e flexibilidade que abraçamos já há 3 anos letivos.

Desta vez eram educadoras que desta forma vieram ver como nós trabalhamos no âmbito do pré-escolar. Aproveitámos igualmente a sua presença para promovermos projetos de intercâmbio multidisciplinar no âmbito da plataforma eTwinning. Desta forma pretendemos alargar a participação em projetos internacionais também aos grupos de pré-escolar.

Estas visitas no âmbito do projeto Erasmus + também para os nossos alunos são uma oportunidade de contactarem com outros professores de outra língua o que lhes permite ter uma maior consciência sua pertença europeia e as possibilidades que estes intercâmbios podem proporcionar no futuro.

Na imagem, pode-se ver a distância entre Douchy-les-Mines e Haubourdin, da zona de Lille, muito perto da fronteira com a Bélgica.