A situação de pandemia que nos preocupa e obriga a ficar em casa é o tema deste pequeno texto. Nestes últimos dias, conhecemos uma situação diferente e rotinas diferentes: o nosso quadro é o écrã do computador, a nossa sala ou quarto transformou-se no nosso espaço de aprendizagem, deixamos de ter a companhia dos nossos colegas, o espaço do recreio para correr e brincar desapareceu. O mundo, à nossa volta, está confuso e complicado. Mas, apesar de confuso e complicado, o mundo não pára e, para além de todos os cuidados e isolamento que deveremos ter, para além da preocupação e do respeito cívico para com todos, podemos tentar olhar para esta situação como uma oportunidade de aprendizagem e de reflexão.

O vírus covid-19 é um de inúmeros vírus que existem. Na verdade, científicamente não é considerado exatamente um ser vivo ou um organismo vivo como os restantes, mas sim um ser sem células ou uma porção genética adormecida! Ao entrar numa célula do organismo de um ser humano, por exemplo, o vírus acorda e inicia a sua reprodução, originando a doença nessa pessoa. Para nos defender dos vírus, bactérias e outros micro-organismos, o nosso corpo tem um conjunto de defesas e proteções que funcionam como escudo: o sistema imunitário.

De forma a que entendam melhor como funciona o sistema imunitário, a proteção contra vírus e as vacinas, deixo-vos a sugestão de um vídeo já velhinho, mas que, de forma divertida e simples, vos pode ajudar a perceber melhor.

Votos de bom trabalho a todas e a todos!

Fiquem em casa e lavem muitas vezes as mãos.