Estes têm sido dias diferentes daquilo a que estamos habituados. Por esta altura, no ano passado, estaríamos em férias de Páscoa. Decorreriam atividades, reuniões e a preparação presencial do terceiro período. Todos estaríamos no colégio. Mas estes são dias distintos. É tempo de refletir sobre estes últimos tempos e de preparar o que aí vem.
Pesquisa, formação, experimentação, criação de novos recursos, evolução! Abrir e fechar documentos, ajustar a nitidez da fotografia de uma tarefa realizada, ampliar uma frase escrita com letra pequenina, reduzir, assinalar, colocar um carimbo digital, inserir um comentário, avaliar… escrever uma mensagem de feedback! Os dias têm sido assim: corrigir trabalhos utilizando um rato e um teclado, pensar, preparar e criar dinâmicas que, à distância, nos aproximem e consigam levar os alunos a evoluir na sua aprendizagem, trabalhando os conteúdos curriculares, desenvolvendo competências, encontrando caminhos diferentes e novos para destinos e objetivos semelhantes.
O isolamento social em que nos encontramos é um constrangimento que necessitamos de ser capazes de, criativamente, transformar em oportunidade. Com resiliência, poderemos crescer e aprender, solidariamente, colaborando com empatia e responsabilidade. Assim, ultrapassaremos este desafio.
Penso… a caneta, abandonada, no pequeno estojo, ao fundo da secretária, deve estar ansiosa por voltar a deixar a sua marca no papel…
Votos de uma Páscoa feliz.