A creche e as suas novas rotinas!

 

Esta semana, na sala da creche, começámos da melhor forma – com uma sessão de “Zoom” onde cantámos o Bom dia à semelhança do que faríamos no colégio. Reforçar os laços e sentirmo-nos próximos. Sem dúvida um momento com grande significado para todas as crianças.

Deram início à semana da melhor forma e continuaram com uma hora do conto com a história “Uma lagarta muito comilona” contada pela Educadora Ana. Exploraram a história e construíram uma lagarta com material reciclável. Com caixas de ovos surgiram lagartas bem criativas!

Aproveitaram a história para alargar o seu léxico, aprendendo novos frutos e cores. Depois, seguiu-se, a preparação de uma salada de fruta. Cada uma das crianças, em sua casa, escolheu os frutos que gostaria de colocar na sua salada e preparou-a com a ajuda dos pais. Uma forma de promover a autonomia na utilização da faca da refeição e de fazer um lanche saudável cheio de significado – afinal de contas estão a comer frutos como a lagarta! A história serviu, também, para explorar a contagem e os números. Com uma canção, utilizaram os dedos para contar até 5 e com uma pintura com cotonete desenharam os números até 3. A Educadora Ana ficou surpreendida com os resultados… Um desafio que superou as expectativas. Parabéns aos meninos e meninas!

Todas as áreas promovidas e, por fim, chegou a vez de aperfeiçoar a pinça digital com uma colagem de feijões e massinhas num tracejado que levou a lagarta até uma folha verdinha. Nesta faixa etária é essencial o treino da motricidade fina e a concentração e estes exercícios são uma forma de o fazer.

Terminamos a semana com uma sessão de Zoom de apresentação dos trabalhos realizados. Cheios de orgulho os meninos e meninas mostraram aos seus colegas as suas realizações. Foi um momento muito estimulante e significativo para todos. Vamos continuar!