A primavera e a sala dos 2 anos

 

A Primavera chegou e com ela trouxe novos cheiros, cores e sensações… Os pássaros voltam, os dias ficam maiores, as flores começam a nascer e as árvores ficam com folhas cada vez mais verdes.

As meninas e os meninos da sala da creche observaram a Primavera pelas janelas de suas casas e tiveram oportunidades de ver imagens relacionadas com esta estação.

Como é na Primavera que se fazem cultivos de feijão introduziu-se a história “João e o pé de feijão”. Com elas desenvolveram atividades nas diferentes áreas de desenvolvimento: recontaram a história através de uma apresentação da Educadora Ana e, através de um jogo, responderam a perguntas acerca da história. Uma forma de desenvolver a linguagem, a memória e o raciocínio.

Na área da matemática fizeram contagens com feijões e aprenderam a grafia dos números até 5 através de um jogo criado no Powerpoint e que apoiou a contagem e a identificação dos números.

Terminaram a semana com um vídeo sobre o germinar do feijão. Observar é uma mais valia mas, o mais significativo, é serem as crianças a experienciar diretamente as suas aprendizagens e, assim, semearam um feijão em suas casas. Com o passar dos dias, poderão observar o processo de germinação do feijão.

Uma hora do conto pode ser transformada em momentos que promovem aprendizagens significativas e diversificadas permitindo um desenvolvimento global de cada uma das meninas e dos meninos.

 

Uma boa semana para todas e para todos!