“Eu sou assim” – sala dos 2 anos

 

Estando numa fase de descoberta constante em relação ao seu corpo, a Educadora Ana iniciou a semana com a hora do conto, com a história “Eu sou assim”. Depois dos meninos e meninas da sala da creche de explorarem a história, descobriram, por fases, as várias partes do corpo humano.

Começaram por explorar a cabeça: através de um espelho, cada criança observou os pormenores do seu rosto e, de seguida, representou-o através de desenho.  O facto de utilizarem o senso da observação permite que estejam despertos para os mínimos detalhes, começando a criar o seu próprio jeito de representar a figura humana.

Foi através de um vídeo com rimas que exploraram o restante corpo – tronco e membros – e sendo o desenho um meio de comunicação e expressão, fizeram a representação do seu corpo, explorando-o através de movimentos que permitem uma maior tomada de consciência de cada uma das partes.

Aprenderam, também, a canção “O corpo” e nada melhor do que acompanhar o seu ritmo com colheres de sobremesa, promovendo a concentração, sensibilidade e musicalidade das crianças.

A semana está a terminar e a pergunta surge: “Então e os 5 sentidos o que são?” . Esta questão foi colocada aos meninos e meninas da sala da creche e após visualizarem alguns vídeos tinham as respostas. Sendo a tecnologia uma mais valia no Ensino à distância e motivadora para as crianças, a Educadora Ana criou um jogo na internet para que todos pudessem testar as suas aprendizagens em relação ao corpo, abordadas durante a semana.