Fim do 3º Período

 

O 3º período está a terminar e, uma vez que as crianças da sala da creche, nas sessões Zoom demonstraram interesse nas letras, a Educadora Ana dedicou as últimas semanas à descoberta das letras dos seus nomes.

Começaram pela primeira letra do seu nome pois sendo algo que “lhes pertencem” torna a aprendizagem mais significativa. Exploraram histórias, vídeos e, por fim, procuraram a sua letra numa sopa de letras divertida. Depois de descobrir a primeira letra do seu nome foi tempo de descobrirem as restantes letras. Com um jogo criativo, aproveitando tampas, brincaram com as letras e foram tomando consciência da sequência do seu nome.

Com plasticina, palhinhas ou massinhas, foi lançado o desafio de escreverem o seu nome, com o apoio dos pais que desenharam as letras, criando a referência.

Apesar de terem entre 2 a 3 anos, a abordagem à escrita pode e deve-se fazer desde cedo, principalmente quando é do interesse e iniciativa das crianças, promovendo o desenvolvimento de competências essenciais nos anos futuros. Sem dúvida que os meninos e meninas da sala da creche superaram as expectativas. Parabéns!