Atividades de Verão 2020-2021

As atividades de Verão do pré-escolar têm sido muito divertidas. Momentos de dança, pinturas, banhos de piscina e muitos momentos de brincadeira livre.

Durante esta semana um dos momentos que deixou os meninos e meninas mais entusiasmados foram as “Manhãs Científicas”. Em pequenos grupos, desenvolvemos três experiências diferentes: massa mágica, arco-íris e o vulcão. Na primeira, puderam explorar o sentido do tacto e como o toque influencia a textura da massa – quando está na taça ficava sólida e nas mãos tornava-se maleável – é mesmo mágica esta massa!

Na segunda experiência utilizámos leite, corante alimentar e detergente da loiça. Observaram o que acontece quando o corante, colocado no leite, reage ao detergente. O resultado foi um arco-íris – o que eram pontos de cor passaram a ser grandes círculos coloridos.

Por último, na experiência do vulcão, descobrimos que a combinação de vinagre e bicarbonato de sódio cria uma explosão semelhante a um vulcão em erupção.

Após a realização das experiências, fizemos uma revisão dos materiais que utilizamos e das fases que observámos em cada uma delas. Terminamos com o registo das experiências através de um desenho. Descobrir de forma divertida!