Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut vel pretium est. Nulla facilisi. Phasellus condimentum augue felis, eu condimentum nisi consequat id. Proin cursus mi vitae augue sagittis facilisis. Cras iaculis pulvinar pretium. Maecenas quis bibendum leo. Curabitur porttitor nec tellus in varius.

A brincar também se aprende

A passagem do pré-escolar para o 1.º ciclo é para todos um período de grande mudança e adaptação. Tende-se a afirmar (erroneamente) que a criança frequenta o pré-escolar para brincar e transita para o 1.º ano para aprender. Contudo, é fundamental criar uma simbiose entre o brincar e o aprende, com um propósito delineado, para que o ato de aprender se torne prazeroso e não penoso.

O brincar, e o jogo, estimula a criança para a descoberta de faculdades às quais ela dá significado e esta assume um papel central na sua própria educação.  Na turma dos Campeões, o brincar continua a ser rotina.

“O brincar livre deve ocorrer nas escolas? Talvez não, se a visão do ‘professor’ for a de um instrutor ou doador de conhecimentos” (Moyles, 2002, p. 29).

Uma boa semana a todas e a todos!