Quando chega o Outono na sala dos 3 anos

Sem dúvida que o Outono veio suave como uma brisa mas, rapidamente, se fez sentir. Começamos por ter dias de chuva, com manhãs mais frias, o vento que se ouvia mesmo dentro da sala e as folhas a cair das árvores. “Afinal o que está a acontecer? Chegou o Outono? O que é o Outono?”.  Com imagens, vídeos e partilhas em grande grupo descobriram que o Outono chegou e com ele muitas mudanças que querem conhecer.

A história “Adivinha o quanto gosto de ti” mostrou aos meninos e meninas da sala dos 3 anos que o Outono leva os passarinhos para longe e traz consigo a chuva e o vento… e são eles que fazem com que algumas folhas caiam. “E de que cor são as folhas? Porque ficam de outra cor?”

Não há experiência mais interessante do que aquela que é guiada por eles e, assim, foram ao exterior observar as árvores e as folhas… amarelas, verdes, castanhas, cor-de-laranja… sem dúvida que o Outono tem cores muito bonitas e tão diferentes!

Com as folhas que apanharam fizeram pinturas, colagens, decalque no barro e até sequências matemáticas! Conseguem imaginar trabalhar todas as áreas de desenvolvimento a partir de folhas do Outono? Pois é… foi exatamente isso que aconteceu. Momentos individuais e de grupo onde foram exploradas todas as áreas e onde cada um dos meninos e meninas pode sentir o Outono à sua maneira, com aquilo que fazia mais sentido para si e, assim, tornar as suas aprendizagens ainda mais significativas!