Materiais manipuláveis

A compreensão do sistema de numeração decimal desenvolve-se gradualmente nas alunas e nos alunos, de forma diferente aluno para aluno, integrando a compreensão do valor posicional dos algarismos e da sua estrutura multiplicativa (ex: formamos 1 dezena com um conjunto de 10 unidades, formamos 1 centena com um conjunto de 10 dezenas…).

Esta situação de passagem da unidade para a dezena e da dezena para a centena … nem sempre é de fácil compreensão para todos os alunos, por muito que eles saibam contar, escrever números…, daí a necessidade de se usarem materiais manipuláveis  que facilitem a compreensão dos conceitos e ideias matemáticas que lhes estão subjacentes.

Esta semana, trabalhámos o conceito de centena, a composição e a decomposição de números com o Material Multibásico ou Multibase  (base 10).

Uma boa semana para todas e para todos!