Expressão artística com o estudo das obras do artista plástico Paul Klee

Nas atividades de expressão artística do dia do Pijama, as alunas e os alunos continuaram a estudar as obras do artista plástico Paul Klee. Mas para aproveitar a data de hoje, as alunas e os alunos criaram um conto a partir das duas obras observadas na sala, sendo elas “O Gato e o Pássaro” e “Resting Ships”(Navios de Descanso).

Na sala dos 3 anos, na história das nossas pequenas e dos nossos pequenos artistas, havia duas personagens, o gato Tobias e o passarinho Titi Zeca que eram muito amigos, apesar de por vezes se chatearem e se magoarem. Os nossos amigos precisavam de ir às compras e como a loja era muito longe, construíram um barco para lá chegar. Os animais destacados viveram grandes aventuras no barco, rodeados de perigos como tubarões e crocodilos. No final da história, os amigos acabaram por chegar a uma ilha e acabou tudo bem!

Na sala dos 4 anos, as personagens da nossa história chamavam-se Orange (gato) e Red (passarinho), fazendo referência às cores dos animais em inglês. Nesta história, os amigos gato e passarinho, viviam na ilha da Madeira e gostavam de ir passear a Portugal continental, para isso acontecer, construíram um barco para poderem navegar pelo mar. Chegando a Portugal, os dois amigos foram a um museu de dinossauros, pois, para além de quererem saber mais sobre o passado destas criaturas, queriam comprar um jogo de dinossauros. No museu, os amigos Orange e Red encontraram um unicórnio, onde passaram a ser todos amigos! Depois da visita ao museu, os três amigos decidiram ir passear ao jardim zoológico, onde encontraram uma girafa bebé, um urso castanho e um rato. Estes animais ficaram todos amigos e partiram em busca de uma nova aventura no barco construído pelo o Orange e pelo Red. O barco navegou tanto que foi parar à Antártica, onde encontraram um pinguim muito simpático, onde continuou com os nossos amigos em busca de novas aventuras pelo mundo fora!

Na sala dos 5 anos, a história desenrolou-se de forma diferente. O gato chamava-se Farofa e o passarinho, que era seu amigo também, chamava-se Maçã. Os dois amigos, que viviam numa casa nas montanhas em França, estavam em casa mas precisavam de ir às compras. Saíram com o seu carro, porém o vidro estava sujo e bateram numa montanha… O carro infelizmente ficou avariado e o túnel por dentro da montanha que dava acesso à loja, ficou destruído, pois o embate foi de tal maneira forte que muitos pedregulhos da montanha caíram e taparam as entradas… Os dois amigos, felizmente encontraram um barco num lago, mas ao atravessar o lago, danificaram também o veículo, perdendo muitas das peças que ficaram no fundo do lago. Estes animais estavam a ter uma onda de azar. Conseguiram nadar até à terra, apesar de o nosso amigo gato não gostar de água. Apesar de todas as dificuldades que os nossos amigos estavam a ter, encontraram uma mota que os ajudou a ir às compras e também ferramentas para consertarem os veículos avariados! Voltaram para o lago para arranjar o barco e para a montanha para arranjar o carro. Por fim voltaram a casa com uma nova história para contar.

Votos de uma excelente semana para todas e para todos!