O projeto da primavera na sala dos 3 anos

 

O projeto da primavera continua a dar grandes passos na sala dos 3 anos. A Educadora Ana apresentou ao grupo de crianças a composição musical “Primavera” de Vivaldi e após fazer uma atividade de audição ativa, realizaram uma dramatização, na qual representaram o crescimento de um girassol, desde a semente até se tornar numa bela flor.

Esta proposta “tocou” as crianças de forma intensa, pelo que no resto da semana estiveram a fazer pesquisas sobre girassóis e, numa delas, descobriram obras relacionadas com os girassóis e descobriram que o artista Van Gogh pintou algumas obras com girassóis por serem flores que se transformavam ao longo do dia, deixando-o muito envolvido no seu processo criativo.

Também os meninos e meninas da sala ficaram impressionados com os girassóis e com a forma como estas flores desaparecem rapidamente após o dia chegar ao fim e o sol desaparecer. Então, no momento de planificação semanal, decidiram que gostariam de fazer girassóis com barro. E assim foi… numa tarde de sol, a cada toque de modelagem surgiram girassóis, todos eles com uma perspetiva diferente face à individualidade e criatividade de cada criança.

Sonhar e crescer na e com a Arte!