Grupo ENSINUS celebra o Respeito e a Tolerância

 

Dia Internacional de Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia

 

O Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, International Day Against Homophobia, Transphobia and Biphobia

é assinalado hoje, 17 de maio, e foi criado em 2004 para chamar a atenção para a violência, discriminação e preconceito sobre pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transgénero (LGBT).

Por vezes é também usado com os mesmos objetivos para incluir pessoas intersexo e pessoas com expressões de género variantes ou atípicas.

Atualmente, a data é assinalada em mais de 130 países. Milhares de iniciativas, grandes e pequenas, são relatadas a nível Mundial.

Este dia é de reconhecimento oficial em vários Estados e instituições internacionais, como o Parlamento Europeu, bem como inúmeras autoridades locais.

A maioria das agências das Nações Unidas também marcam o dia com eventos específicos.

O Grupo Ensinus, considera que atitudes de ódio como estas devem ser combatidas através do conhecimento, da educação e esclarecimento, para que possamos formar uma sociedade que esteja fortemente baseada na tolerância e respeito ao próximo, independente da sua orientação sexual e no permanente desenvolvimento de uma consciencialização civil sobre estas temáticas.

Todos nascem livres e iguais em dignidade e direitos!