Preparadas e preparados para o nosso Primeiro dia de escola?!

“Nosso”… Porque não é só deles, pois não?!… Dos pequenos que levamos pela mão entre histórias sobre como foi “o nosso primeiro dia de escola” ou canções que nos ocorrem de momento sobre a mesma… Ou ainda, entre inúmeras repetições de como este sítio para o qual vão – “A” escola – é algo absolutamente fantástico…! E está repleto, absolutamente repleto… De amigos e muita diversão!

Importante reter sobre este dia, é o sabermos acreditar nós próprios, em todos estes sentimentos que lhes procuramos transmitir… Para que elas sintam que lhes passamos a segurança e a tranquilidade que eles precisam… Para começarem a explorar, a conhecer pessoas novas e a serem felizes na descoberta de si mesmos naquela que é a escola ou sala nova.

Importante é saber guardar dentro do coração, aquela angústia que sempre surge ao vê-los dar um passo que os leva ainda um pouco para mais longe do bebé, que ainda ontem acolhíamos com tanta e imensa ternura nos braços… Como é que o tempo passou tão depressa e já estamos aqui?… Com o meu bebé a dizer-me “Adeus!” e a correr à descoberta do seu próprio mundo?!… Todos os pais, sentem esse aperto lá dentro. Importa saber que é muito importante dar-lhes gradualmente o espaço que eles precisam para “crescer”… crescer a sentirem-se acompanhados.

Uma vez ouvi a Maria Bethânia dizer que os avós são os “pais com açúcar”… Eu creio que os pais, por sua vez, são as “âncoras de segurança” que o destino nos deu para enfrentar a vida… Com mais ou menos açúcar… Mas, saudavelmente, sempre com bastante “folga”, a “folga” que lhes permite ir à descoberta sem medos e com a ânsia de querer saber e ser mais.

Aqui no colégio, as próximas manhãs serão dedicadas a receber os pais e as crianças e a sentarmo-nos a conversar, a cantar canções e a seguir o conselho de Albert Einstein: “Se querem que os vossos filhos sejam inteligentes, leiam-lhes contos de fadas.”… Por aqui vamos ter grandes momentos de leitura de todo o tipo de livros, sejam histórias infantis ou até livros de culinária ou astronomia. Vamos abrir-lhes os horizontes… Vamos ajudá-los a descobrir o mundo maravilhoso que os aguarda…

Depois, ao final do dia, quando chegarem a casa… Não insistam num relatório intensivo sobre cada dia… Há crianças que contarão mil e uma coisas reais e imaginárias sem lhes perguntarem nada… Há outras que tomaram o seu tempo para absorverem dentro delas próprias este novo “cenário”… Falar sobre os planos para o próximo fim-de-semana e ler-lhes um livro sobre estrelas ou dinossauros, resultará num momento de partilha muito mais próximo e tranquilizador para todos.

Um EXCELENTE ano letivo para todos nós!!