Sala 4 Anos no mês de Setembro!

 

O mês de setembro destina-se à adaptação das crianças ao novo contexto educativo, seja à nova sala ou mesmo à nova escola. É um período onde o mais importante é que as crianças se sintam tranquilas e seguras daquele que vai ser o espaço que as vai receber diariamente e onde devem ser felizes a aprender e na sua relação com os outros.

Acreditado que estas semanas são o pilar do restante ano letivo, na sala dos 4 anos, a Educadora Ana organizou os espaços e os tempos de forma a dar resposta às necessidades individuais das crianças promovendo um ambiente acolhedor e cheio de experiências. Desde jogos de integração, a danças e jogos rítmicos, a horas do conto, a corridas no recreio (…) todos tiveram oportunidade de brincar, de se dar a conhecer e começar a fazer parte daquele grupo a que chamamos “Turma”.

Com o decorrer dos dias fomos dando personalidade à sala, identificando os materiais e criando os instrumentos de regulação do dia – mapa de presenças, mapa de tarefas, mapa de regras da sala – chamado “combinações de grupo”, mapa de reflexão e diário de grupo. Estas ferramentas são o alicerce do Educador que como “andaime” e acreditando que o Aprender e o Fazer são inseparáveis, parte do conhecimento já adquirido e privilegia a comunicação entre os pares, torna o processo de aprendizagem aliciante e significativo.

O grande desafio deste ano letivo será promover o desenvolvimento de competências intra e interpessoais que permitam que as crianças sejam autónomas, responsáveis, colaborativas e criativas, competências essenciais no Futuro das nossas crianças. Que possam aprender e crescer connosco em equilíbrio.

Um bom ano letivo a todas e a todos!