Ser amigo…

Na sala dos 4 anos as rotinas e as relações já estão estáveis mas sentiram necessidade de explorar a questão da amizade e da relação com os outros e, por isso, dedicamos esta semana em particular para desenvolver atividades que ajudassem as crianças a desenvolver valores de empatia, respeito e amizade, descobrindo o que os amigos esperam de cada um deles e o que é importante quando para ser um bom amigo.

Uma história foi o motor para a primeira reflexão em grupo e as conclusões foram muito claras e de uma enorme sensatez: um amigo deve “saber partilhar”, “saber escutar” e “saber o que nos deixa feliz”.

Para desenvolverem o seu sentido de partilha tiveram o desafio de uma pintura partilhada, dois a dois: decidir em conjunto o que iriam fazer, quais as cores que iam utilizar e fazer a gestão das aguarelas (uma vez que usaram apenas uma caixa). Sem dúvida que foi um grande desafio pois o egocentrismo ainda é muito presente nesta fase mas, com o apoio da Educadora Ana e as suas referências verbais, foram mostrando as suas habilidades de escuta ativa e de cooperação.

Foi, também, através de uma atividade de expressão plástica que descobriram o que deixa o seu amigo feliz: escolheram um amigo, fizeram o seu retrato e registaram as coisas que ele mais gosta de fazer, as suas cores preferidas, os seus medos. Estas partilhas fortalecem os laços entre as crianças e permitem que se identifiquem com algumas das suas características, criando novas relações e, por isso, os pares foram escolhidos pela Educadora, a fim de colocar no grupo crianças que tendem a não ser tão próximas, “obrigando-os” a trabalhar a sua capacidade de adaptação ao inesperado.

Para desenvolver a capacidade de escutar e saber os limites do “outro”, fizeram um circuito com uma corda, onde tinham que o percorrer de mãos dadas com os amigos e ir tomando consciência das necessidade dos outros e das suas limitações, ajudando-o quando necessitava. A reflexão após a atividade trouxe grandes aprendizagens: “Quando andávamos muito rápido o amigo de trás desequilibra-se; temos que esperar pela nossa vez para não comprometer a realização do percurso; devemos perguntar ao amigo se está tudo bem e estamos a andar num ritmo que acompanha”. Sem dúvida que foram dados os primeiros passos no respeito pelo outro!

“Ter amigos é bom… E temos que respeitar para eles serem felizes!” – conclusão do grupo após o desenvolvimento das diversas atividades.

Trabalhar com significado traz resultados positivos e impactantes!

Uma boa semana para todas e para todos!