A turma do 1º Ano e a abordagem ao tema “a família”

O Estudo do Meio no 1.º ano de escolaridade começa por estudar a criança em si e os pares que lhe são mais próximos (amigos, família), e vai-se alargando a membros da comunidade mais distantes no tempo e no espaço.

Por isso mesmo, no 1.º ano são abordados conteúdos que englobam o conhecimento de si próprio, e depois o conhecimento dos outros.

Nesse sentido, e na abordagem ao tema “a família”, os alunos fizeram as suas árvores genealógicas durante o fim de semana e apresentaram-nas à turma na terça feira.

A partir das árvores genealógicas, trabalhámos os conceitos de relações familiares como “avó”, “avô”, “tio” e “tia”.

Partilhámos as nossas famílias e descobrimos muitas semelhanças entre as famílias dos alunos da turma do 1.º ano: nomes iguais, nomes parecidos, e nomes que nunca tínhamos ouvido!

O projeto terminou com a conclusão da unidade didática sobre a família!

Juntos pelo Ensino!