Avaliação Formativa

No 2.º ciclo é importante refletir sobre os vários instrumentos avaliativos, e clarificar junto das alunas e dos alunos, a sua importância nos seus processos de aprendizagem. A avaliação formativa é crucial para aferir as fragilidades e as potencialidades de cada aluna e cada aluno, sendo uma avaliação simbiótica, pois fornece dados tanto ao aluno como ao docente sobre o seu processo de aprendizagem.

É importante reforçar que todas as aprendizagens são feitas em ritmos diferentes, devendo-se enquadrar e adaptar as atividades didáticas para cada ritmo.

A avaliação formativa deve ter um feedback constante quer do docente quer dos próprios pares do aluno, pois a ponte do conhecimento não se constrói sozinha. Este feedback poderá ser realizado quer individualmente quer em grande grupo, respeitando a privacidade de cada aluna e cada aluno.

Juntos aprendemos, exploramos, crescemos e construímos!