O Outono e a forma como é trabalhado na sala dos 3 Anos

 

As crianças de 3 anos são naturalmente curiosas e começam a manifestar preferências na sua aprendizagem! Ir ao recreio e perceber que as folhas caiem, sentir as temperaturas a baixar e o consequente reforço na roupa que vestimos, são algumas das alterações que despertaram no nosso grupo interesse na estação do ano em que nos encontramos, o Outono. Desta forma, o último mês foi dedicado à realização de atividades relacionadas com este tema.  

 

Na nossa metodologia de ensino, selecionamos as atividades escutando o grupo, indo ao encontro dos seus interesses, tornando cada atividade numa escolha das próprias crianças tendo o Educador a tarefa de orientar e muitas vezes, levar ao levantamento de novas questões e curiosidades! Com o tema do outono aconteceu exatamente isso! Foi sugerido, por uma das crianças, que provássemos frutas que nos apareceram na sala trazidas de casa ou partilha de amigos do colégio, frutas típicas desta época do ano! Com estas desenvolvemos atividades de Iniciação à Matemática, realizando contagens, atividades de Expressão Plástica, fazendo pinturas e atividades de Conhecimento do Mundo, descobrindo mais sobre as frutas com as quais contactámos e que nos levaram a querer descobrir outras que existem nesta época. 

 

Outro facto que despertou a curiosidade das nossas meninas e dos nossos meninos foram as cores das folhas que recolheram em família… eram tantas e tão diferentes que aproveitámos para as classificar segundo o seu tamanho e cores, realizámos conjuntos, fizemos correspondência da quantidade ao algarismo e contagens, trabalhando assim a Matemática! 

 

Ouvimos histórias sobre este tema e aprendemos canções! 

 

Um tema com tanto para aprender sempre numa perspetiva interdisciplinar, onde cada atividade foi recheada de novas aprendizagens e descobertas!  

 

As nossas crianças viveram o Outono de forma intensa, saborosa, dinâmica, variada e muito alegre! 

 

Juntos Pelo Ensino!

Juntos Somos Mais Fortes!