Projeto matemático: “Mini Estatísticos”

Ao longo do 1.º ciclo, pretende-se que as crianças desenvolvam a sua capacidade de lidar com dados, com o intuito de conhecerem melhor a sua realidade envolvente, fundamentar decisões e refletir sobre novas questões. Por isso, torna-se essencial envolver as crianças em todas as fases de uma investigação estatística.

Assim sendo, de forma a valorizar a literacia estatística, no 2.º ano estamos a desenvolver um projeto matemático intitulado de “Mini Estatísticos”.

Cada grupo de crianças escolheu um tema do seu interesse para investigar:

– Aplicação de telemóvel e tablet favorita;

– Animal de estimação favorito;

– Superpoder favorito;

– Cor favorita;

– Jogo de computador.

De seguida, foram criados os rascunhos dos inquéritos pelos grupos, que posteriormente, foram escritos no word.

Na próxima fase do projeto, pretende-se que cada criança responda aos vários inquéritos, para depois serem analisados pelos grupos e que se obtenham as conclusões dos diversos estudos.

A fase final do projeto consiste na comunicação dos resultados à comunidade escolar.

Desta forma, através da realização do projeto, para além de ser desenvolvida uma investigação estatística, bem como a linguagem matemática, as crianças também se apropriam de algumas competências, como: a autonomia, a responsabilidade, a cooperação, o sentido crítico e reflexivo, a empatia e a organização.

Juntos pelo Ensino!