Partilhas que se transformam em projetos

Na sala dos 4 anos há sempre espaço para partilhar. As crianças trazem para dentro da sala as suas aventuras e vivências. Aprendem a partilhar e a construírem novos saberes. Sentem-se importantes e valorizadas. Fazem com que as outras crianças também tenham vontade de partilhar e tornar as suas vivências significativas para o restante grupo.

Com a chegada do Outono são muitas as partilhas: desde folhas e as suas cores, a passeio em família, a saltos nas primeiras poças que a chuva vai deixando pelo chão. Desta vez, a ida a casa dos avós durante o fim de semana trouxe um ramo, não um ramo qualquer, um ramo que tinha azeitonas. “Como se chama a árvore deste ramos?”, “Para que servem as azeitonas”, “As azeitonas são para fazer vinho?” – foi, então, tempo de tomar nota das observações das crianças, das suas curiosidades e partilhas de saberes. No colégio de Alfragide acreditamos que a “curiosidade é um impulso para aprender”, tal como dizia Maria Montessori e, por isso, aproveitamos o interesse para começar um projeto sobre as “Oliveiras”.

Definido o “problema”, as crianças projetam o trabalho – por onde começar e como fazer. Organizam as tarefas diárias e dão os primeiros passos na execução, pesquisando através de vídeos, livros e imagens. As primeiras descobertas já começam a ganhar forma: descobrem o nome da árvore, como ela se desenvolve, o nome dos frutos que produz e para que servem. Acreditando numa construção partilhada do conhecimento, existem sempre momentos de balanço e discussão onde contrastam as ideias do que “sabiam antes”, “o que sabem agora” e “o que não era verdade”.

Descobriram que os ramos pertencem a uma oliveira e é num olival que estão plantadas, que afinal as azeitonas servem para fazer azeite e como é o seu processo de transformação. Terminaram com uma degustação de vários tipos de azeitonas e azeites, envolvendo a participação das famílias que trouxeram azeite e azeitonas caseiras e da comunidade pois foram à Mercearia do lado comprar pão.

Esta forma de trabalhar baseada na aprendizagem ativa é denominada de Metodologia de Projeto e no Colégio acreditamos que através do trabalho de projeto, a criança “se move adiante do seu próprio desenvolvimento” (Vygotsky, 1978); que através das suas curiosidades e sendo um ser competente e capaz, é possível um desenvolvimento de competências em todas as área, pressupondo que a criança possa ser cada vez mais autônoma e capaz de gerir o seu próprio processo de aprendizagem.

Nem tudo é projeto e nem tudo tem registo, mas tudo é partilhado em grupo. E quando o interesse e a curiosidade existem são os melhores motores para a aprendizagens das crianças.