São Martinho, costumes e tradições

Com o objetivo de manter, valorizar tradições, promover as relações interpessoais e proporcionar um saudável convívio entre toda a comunidade escolar, as alunas e os alunos do Colégio de Alfragide, realizaram múltiplas atividades relacionadas com o Outono, com as castanhas e com o dia de S. Martinho.

Foram exploradas histórias, textos, poesias, contos, bandas desenhadas e lendas; memorizadas e reproduzidas poesias, lengalengas, trava-línguas, pesquisa de quadras,  provérbios relacionados com a temática e canções. Elaboraram-se ainda diversos trabalhos de expressão plástica relacionados com as castanhas e a lenda de São Martinho: pinturas e ilustrações.

O professor Miguel Domingues lançou o desafio, à turma do terceiro ano, de fazer uma dramatização alusiva ao São Martinho. As alunas e os alunos empenharam-se na atividade, estudando os textos dos respetivos personagens e representaram com entusiasmo a peça “ Histórias, castanhas, família e um bolinho” para todas as alunas e alunos, fazendo as delícias dos mais pequenos aos mais graúdos. A peça de teatro teve ainda como complemento algumas melodias alusivas ao tema, bem conhecidas de todos.

Esta atividade revelou-se bastante positiva e proveitosa, pois conseguiu-se aliar a aprendizagem à criatividade num momento de boa disposição e diversão. As alunas e os alunos mostraram-se muito participativos e ativamente envolvidos em todos os momentos de preparação e desenvolvimento das mesmas.

Participar em todas estas atividades e diferenciar as experiências, foram estratégias educativas que dispuseram para um enriquecimento cultural e partilha de saberes. Na vida das crianças/alunos, as tradições desempenham um papel fundamental no processo de socialização e formação da sua identidade cultural, que virão a ser a base para o desenvolvimento da cidadania, patriotismo e responsabilidade social, quando adultos.

Será uma atividade a repetir no próximo ano letivo.

Juntos pelo Ensino!