O nosso nome…

As áreas da sala dos 4 anos são pensadas para serem potencializadoras de experiências diversificadas. A Educadora Ana cria novos conteúdos em cada uma delas, em função dos interesses e expectativas das crianças e dos projetos que estão a ser desenvolvidos, de forma a que a organização do espaço permita a construção de novas aprendizagens.

E foi na área da escrita, a brincar com as letras magnéticas que surge a observação de uma criança: “Ana, olha a primeira letra do meu nome. Qual é a tua?”. Depressa se foram juntando à brincadeira e o interesse em procurar a primeira letra do seu nome, tornou-se um interesse para o grupo. A primeira letra do nome e a última!

Assim, começa a exploração das letras do nome de cada criança. Cada menino e menina escreveu o seu nome com os recortes de revistas e jornais, criou um cenário com a primeira letra do seu nome, construíram em conjunto uma tabela com as primeiras e últimas letras de cada nome e descobriram quantas letras tem o nome de cada um, descobrindo o nome maior e o mais pequeno.

As atividades foram desenvolvidas individualmente e em grande grupo mas, também, também houve espaço para trabalhar em pequenos grupos – separaram-se em grupos de 2, 3 ou 4 crianças e foram comparar as letras dos seus nomes, assinalando as letras que eram iguais. Descobriram que há nomes iguais, que começam ou terminam pela mesma letra ou só coincidem no meio.

As crianças “aprendem fazendo” e partindo do que tem “significado individual” e, por isso, nada melhor do que explorar as letras começando pelo seu nome. O material da área da escrita permitiu que as crianças se interessassem pela escrita e o educador teve o papel de “andaime” das crianças, apoiando-as na construção de novas aprendizagens.