“Pássaro da Alma”

Os Pais/Encarregados de Educação constituem o agente da socialização mais influente no que se refere à aquisição de comportamentos e atitudes nas práticas diárias das crianças. Nós educadores, devemos ser impulsionadores de novos valores, regras e atitudes, no entanto deve existir uma regra base, vinda de casa. 

 

A abordagem definida para o desenvolvimento dos valores, tem por base a ideia da aprendizagem ativa e a teoria das inteligências múltiplas. Assim a criança é vista como um ser ativo que aprende através da manipulação e experimentação, num ambiente onde são criadas as condições essenciais para o desenvolvimento das suas competências logico-matemáticas, linguísticas, artísticas, musicais e emocionais.

 

Na sala dos cinco anos apostámos num projeto base para esta preparação/reforço emocional. É um projeto virado para o autocontrolo e para o autoconhecimento através do livro “Pássaro da Alma”, de Michal Snunit, é um encanto para qualquer idade e igualmente desafiador pela mensagem implícita que nos traz. Com esta obra cada criança vai tentar equilibrar-se percebendo que pode optar por valorizar mais uma emoção do que outra, pois em termos práticos, a emoção pode causar comportamentos mais ou menos ajustados.

Depois de explicar o que é a alma, como se manifesta no nosso dia-a-dia e que gavetas (emoções) abre nas mais diversas circunstâncias com que nos deparamos, sugere que os pequenos aprendizes da vida procurem ouvir o que o seu pássaro interior tem para lhes dizer e que conversem com ele. Um desafio tão necessário como revelador na vida de qualquer pessoa. Com o apoio dos pais em casa está a ser um desafio muito interessante para todas e para todos.

Juntos Somos Mais Fortes!

Juntos Pelo Ensino!