Trabalhos de Projeto Temáticos – 4.º ano

Um dos principais objetivos, ao longo do primeiro ciclo, é o desenvolvimento de estratégias de trabalho que permitam aos alunos serem cada vez mais autónomos no seu processo de aprendizagem, para que possam aplicá-las de forma transversal. Neste sentido, a pesquisa e a seleção de informação, o tratamento dessa informação através da redação de textos próprios, resumos e esquemas, proporcionam uma alavancagem no crescimento do aluno, uma mais natural mobilização de informação, permitindo-lhe ser um elemento mais ativo e fundamental na construção do seu conhecimento e da sua aprendizagem. Além disso, é também uma atividade que gera maior entusiasmo e motivação nos alunos.

Deste modo, ao longo deste primeiro período, a turma do quarto ano tem desenvolvido diversas atividades que envolvem esta metodologia de trabalho de projeto, abordando várias disciplinas e conteúdos.

Alguns dos temas trabalhados através desta metodologia:

• Planeta Terra, Sistema Solar e fases da Lua;
  • Sismos;
  • Esqueleto Humano;
  • Músculos;
  • Incêndios;
  • Estados do tempo;
  • A pele e a exposição solar;
  • Os ângulos;
  • Tabelas de frequência e gráficos de barras;
  • Entre outros temas já trabalhados e outros que ainda o serão.

Estas atividades têm sido desenvolvidas com organização diversa: individualmente, em pares ou em grupos maiores. Deste modo, conseguimos que os alunos possam experienciar os vários tipos de trabalho, as várias dinâmicas e tenham ainda uma experiência aprofundada de trabalharem com colegas diferentes.

Ao longo de cada um dos projetos desenvolvidos existem estratégias de acompanhamento, de feedback, e momentos de balanço para reflexão e avaliação do processo. A orientação, o acompanhamento e o feedback por parte do professor são essenciais para garantir um maior impacto na aprendizagem, mas também para promover uma atitude mais capacitante de busca pelo saber, um espírito de curiosidade e uma maior resiliência face a dificuldades que surjam. Para cada uma das atividades já desenvolvidas foram criados documentos orientadores (guiões) em papel e/ou digitais que permitem aos alunos organizarem-se e estruturarem as tarefas e tópicos de pesquisa, consciencializando-se do que já sabem, do que desconhecem e do que têm curiosidade em descobrir. Tem havido também a preocupação constante de tentar ter cada um dos trabalhos/recursos produzidos em português e inglês.

A gradual substituição do papel por recursos digitais tem sido também uma das preocupações crescentes, neste tipo de atividades. Para isso, temos utilizado sobretudo a plataforma Classroom e a Drive. Em conjunto com outros recursos e plataformas existentes na internet, tem sido possível diversificar as atividades e permitir aos alunos produzirem questionários sobre o tema que se encontram a estudar.

Todos os temas trabalhados nesta dinâmica são também alvo de abordagem específica em sala de aula para colmatar eventuais falhas em todo o processo, permitir esclarecimento de dúvidas e, assim, melhorar todo o processo de aprendizagem, integrando as várias dinâmicas num fluxo contínuo.