Iniciação à Matemática na Educação Pré-escolar

A Iniciação à Matemática é um dos quatro domínios que pertencem à Área da Expressão e Comunicação, nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar. Torna-se assim importante desenvolver instrumentos, atividades, diálogos e situações, que promovam a aprendizagem de competências matemáticas desde os 3 anos de idade.

Tendo a matemática um papel essencial na estruturação do pensamento, e dada a sua importância para a vida do dia a dia e para as aprendizagens futuras, o acesso a esta linguagem é fundamental para a criança dar sentido, conhecer e representar o mundo.

As aprendizagens matemáticas podem ser “descobertas” pela própria criança, em situações de caráter informal, permitindo simultaneamente o desenvolvimento de outras competências, como a competência verbal e escrita. A criança é um ser criativo que descobre a matemática observando e explorando o mundo que a rodeia.

Diariamente, na sala dos 3 anos, realizamos a marcação de presenças que permite à criança ter contato com a tabela de dupla entrada. Este instrumento é importante na leitura e registo de dados, conceitos introduzidos na frequência do 1 º Ciclo. Também na reunião de grupo diária levanta-se a questão sobre o número de crianças presentes e ausentes naquele dia, realizando desta forma contagens e cálculo mental, levando as crianças a pensar numa estratégia para encontrar a resposta ao “problema”.

Para além destas questões diárias que levam os nossos meninos e meninas a pensar e resolver, existem momentos diários de exploração e contato com materiais manipulativos que visam desenvolver a matemática de uma forma lúdica, jogos, material de contagem, correspondência de algarismo à quantidade, Blocos Lógicos, entre outros.

Em cada projeto desenvolvido, temos sempre questões que precisam de solução. Na resolução destes problemas oferecemos aos nossos alunos e alunas a oportunidade de pensar por si mesmo, construir estratégias de resolução, procurar argumentação, relacionar diferentes conhecimentos e, insistir na busca da solução. Para isso, os desafios devem ser reais e fazer sentido à criança.

Infelizmente, o insucesso na disciplina de matemática é um problema nas escolas de todo o país, motivo pelo qual deve ser, desde cedo, apresentado sob meio de algo motivador e lúdico para que se torne algo prazeroso desde tenra idade. É com vista ao futuro sucesso escolar nesta área que nós, no Colégio de Alfragide, disponibilizamos à criança ferramentas e materiais importantes para o desenvolvimento do gosto pela Matemática.