“One child, one teacher, one book, one pen can change the world.”

Malala Yousafzai

É importante educar desde tenra idade para o respeito e para a humanidade. As crianças são as sementes da mudança, pois são elas que irão ditar o rumo de um país, cultura ou religião no futuro. Grandes nações podem cair ou erguer-se tendo em conta a educação dada quer pelas famílias quer pelas escolas. Como docentes, temos o papel, mais diria, temos o dever de orientar e aconselhar estas pequenas mentes ávidas de conhecimento e curiosidade.

“O conhecimento não ocupa lugar” é uma frase que os alunos do 2.º ciclo ouvem regularmente, e é uma frase tão poderosa como qualquer outra que faça menção à aquisição de informação. Devemos conhecer, não só para estarmos mais informados sobre os assuntos, mas também para não cairmos no abismo da ignorância e concordar cegamente com o mundo que nos rodeia.

Como adultos, como docentes, temos o dever de lhes encorajar a desbravar o mundo e defender os seus direitos e as suas opiniões sem medos nem receios dando-lhes as ferramentas necessárias para tal. Direitos esses, que são muitas vezes desconhecidos ou tomados como garantidos, sem saberem que o vizinho ou colega do lado não os tem.

Foi nesse âmbito que os alunos do 6.º ano estiveram a estruturar e a desenhar um jogo de tabuleiro referente aos direitos das mulheres. Estivemos em aula a analisar em que países ou regiões não são respeitados os direitos das mulheres, e quais as razões para tal. Visualizámos algumas notícias mais recentes sobre o assunto e refletimos sobre o nosso país, a nossa zona e a nossa escola.

Posteriormente, fomos pesquisar várias ideias para a construção de um jogo e pusemos as mãos na massa. Os próximos passos serão construir o jogo com materiais mais resistentes e enviar para várias editoras com o objetivo de ver esta atividade publicada.  O jogo ainda será melhorado no decorrer do 2.º período, mas já podemos constatar que temos pequenos empreendedores em formação.