Processo de iniciação, desenvolvimento e de consolidação da compreensão da linguagem escrita

Como o 2.º ano de escolaridade é uma continuidade no processo de iniciação, desenvolvimento e de consolidação da compreensão da linguagem escrita, nas vertentes da leitura e da escrita, articulando com a oralidade (Aprendizagens Essenciais, 2018). Tendo em consideração este aspeto, durante o 1.º período, desenvolvemos um projeto de português dedicado, essencialmente, à leitura.

Esse projeto chama-se “Conta-me um conto”, é de cariz semanal, está incluído na nossa rotina e tem duas vertentes: individual e em grande grupo.

Ao longo deste ano, é necessário desenvolver a “educação literária por meio de uma relação afetiva e estética com a literatura e com textos literários orais e escritos, através de uma experimentação artístico-literária que inclua ouvir, desenhar, ler, escrever, dramatizar, representar, recitar, recontar, apreciar”, bem como a “competência da leitura com vista a um domínio progressivamente mais seguro da compreensão dos textos” (Aprendizagens Essenciais, 2018). Também a competência da oralidade tem uma grande importância, na medida em que é necessário “interagir com adequação ao contexto e a diversas finalidades (nomeadamente, reproduzir pequenas mensagens, cumprir instruções, responder a questões; exprimir opinião, partilhar ideias e sentimentos)” (Aprendizagens Essenciais, 2018).

Para além de tudo isto já referido, outro objetivo primordial deste projeto é fomentar o gosto pela leitura (e pela escrita) já em tenra idade.

Em conformidade com os objetivos delineados nas Aprendizagens Essenciais, o nosso projeto foi estruturado da seguinte forma:

À sexta-feira temos o momento de grande grupo, em que a turma ouve uma história lida pela professora e depois é realizado um momento de reflexão/debate/partilha de ideias sobre o que se ouviu ler. Em seguida, é realizada uma atividade que vai ao encontro da história, dando uma continuidade ao que foi ouvido.

O momento individual de leitura é denominado por “leitura autónoma”, em que cada aluno/a lê um livro, que gosta e traz de casa ou vai buscar à biblioteca, através da leitura silenciosa.

O próximo passo deste projeto, será cada aluno/a ler em voz alta para os colegas os livros que mais gosta. Contudo, para ganhar confiança para este momento de exposição, a leitura silenciosa e o feedback são bastante importantes nesta altura. Por outro lado, o ouvir ler, neste caso a professora, é essencial para cada aluno/a ter um modelo de leitura.

Assim sendo, este projeto tem um enorme destaque na sala de aula e terá um impacto a longo prazo em todos/as os/as alunos/as.