Abordagem à Escrita no Jardim de Infância

A abordagem à escrita é uma área contemplada nas Orientações Curriculares da Educação Pré-Escolar e, por isso, deve ser tida em conta como fundamental no desenvolvimento de cada criança. Não se trata de uma introdução formal e “clássica”, mas de facilitar a emergência da linguagem escrita através do contacto e uso da leitura e da escrita, em situações reais e funcionais associadas ao quotidiano da criança.

Surge, então, a grande reflexão: “Ao olharmos para as salas do jardim de infância, consideramos que as oportunidades para as crianças explorarem e usarem no quotidiano a escrita e a leitura são diversificadas e frequentes?”

As áreas da sala no Colégio de Alfragide são pensadas para serem potencializadoras de experiências diversificadas. São criados novos conteúdos em cada uma delas, em função dos interesses e expectativas das crianças e dos projetos que estão a ser desenvolvidos, de forma a que a organização do espaço permita a construção de novas aprendizagens.

No que diz respeito à área da escrita – as letras magnéticas, as letras de lixa, os carimbos, as revistas, jornais, listas de compras (…) permitem que as crianças contactem com diferentes tipos de texto manuscrito e impresso, que reconheçam as diferentes formas das letras e identifiquem palavras ou, até mesmo, frases. Na sala dos 4 anos, foram criadas etiquetas para todos os objetos da sala e, vão sendo criadas mediante a introdução de novos materiais.

Sendo evidente a importância da apropriação da funcionalidade da escrita, a criança não se envolverá na sua exploração, compreensão e utilização. Para além disso, a investigação tem demonstrado que o facto de as crianças terem algum conhecimento e compreensão sobre as funções da leitura e da escrita, antes de iniciarem a escolaridade obrigatória, parece facilitar a aprendizagem, refletindo-se no seu desempenho. Neste sentido, registar o que as crianças dizem e contam, as regras debatidas em conjunto, o que se pretende fazer ou o que se fez são meios de abordar a escrita e a sua funcionalidade. Assim, em cada projeto desenvolvido, é feito um registo das observações das crianças, uma lista de palavras relacionadas com o mesmo e a pesquisa de imagens representativas de cada uma delas, onde as crianças reproduzem as palavras com a sua grafia.

No Colégio de Alfragide reconhecemos a importância da apropriação da funcionalidade da escrita pois, sem saber para que serve nem em que circunstâncias e com que objetivos se pode usar, a criança não se envolverá na sua exploração, compreensão e utilização. A investigação tem demonstrado que o facto de as crianças terem algum conhecimento e compreensão sobre as funções da leitura e da escrita, antes de iniciarem a escolaridade obrigatória, parece facilitar a aprendizagem, refletindo-se no seu desempenho e, por aqui, no jardim de infância damos o nosso contributo para o sucesso de cada uma das crianças.