A Natureza conta-nos uma história

 

Quando o contacto com a natureza é algo que as crianças têm como preferência, eu enquanto educadora não poderia deixar de valorizar. Os momentos na horta pressupõem o contacto com a terra, com paus, pedras e bichinhos. Nestes momentos as crianças fazem aprendizagens incríveis, uma sensibilidade fora do comum.

Trazer a natureza para a sala é  um hábito, uma folha, uma semente, um pau, uma pinha, uma bolota, seja lá o que for que faça parte do fim de semana as crianças trazem para a sala um bocadinho de natureza que conta uma vivência, uma história ou uma recordação. Durante estas partilhas percebo que as crianças revelam ter os sentidos muito mais apurados, e que estão muito mais atentas a pequenos detalhes. 

Para além do vínculo afetivo com o meio ambiente, é importante valorizar o que a natureza nos dá, e trazer esses elementos para a nossa vida. 

Na sala temos alguns elementos provenientes das árvores que servem para brincar e fazer brincadeiras imaginárias ou mesmo cálculos.

Desta vez fui eu que trouxe do meu fim de semana canas e pinhas e na sala aprendemos conceitos difíceis de encaixar no discurso diário das alunas e dos alunos, como “maior do que”, “menor do que”, ter plena consciência de grandeza, ordenar por tamanhos, desvendar mistérios, criar novas formas. Assim ordenando por tamanhos as crianças foram experimentando e surgiu a ideia de fazermos um pinheiro de Natal.

Das pinhas nasceram as nossas prendinhas de Natal como miminho para levar para casa. As crianças adoraram transformar uma pinha num pinheiro. Através da História do pinheirinho de Natal que se sentia inútil e triste, passou a fazer parte da tradição, assim demos vida às pequenas pinhas.

 

Acreditamos que este contacto fomenta não só uma ligação especial com a natureza como está inerente o respeito pela mesma.