A relação entre as emoções e as ações das crianças

Início de um novo período, novos projetos na sala do 2.º ano! No início do mês de janeiro, começámos um projeto intitulado de “Hoje sinto-me…”.
Este projeto foca-se nas emoções dos/as alunos/as e está incluído na nossa rotina diária. Assim sendo, depois de se escrever a data e o estado do tempo no caderno diário, os/as alunos/as refletem e escrevem sobre como se sentem no próprio dia, “Hoje sinto-me …”.
O novo projeto tem diversos objetivos, tanto para as crianças, bem como para mim enquanto professora.

Desta forma, os objetivos que tracei para as crianças foram:
·      Normalizar as emoções que sentem;
·      Transformar as emoções que sentem, caso seja necessário;
·      Aprender a refletir e a aceitar as emoções;
·      Partilhar e aceitar as suas próprias emoções, tal como as dos/as outros/as.
Já os objetivos para mim são:
·      Retirar conclusões sobre o rendimento dos/as alunos/as consoante as suas emoções;
·      Perceber as interações entre pares/grupo;
·      Criar momentos de partilha sobre cada emoção ao longo do tempo.

Em conformidade com o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, pretende-se que os/as alunas sejam “responsáveis e (…) conscientes de que os seus afetos e as suas decisões afetam (…) o seu bem-estar”.
Para além deste cariz diário, também existe um momento de reflexão semanal, à sexta-feira, em que todos/as preenchem o seu “Pote das Emoções da semana”, tendo em consideração as emoções que escreveram sentir todos os dias.

Cada criança poderá partilhar o seu pote das emoções para o grupo, apenas à professora ou não partilhar. Pretende-se que a partilha seja feita, quando se sentirem confortáveis para tal.

Por fim, este é um projeto que acaba por ser muito importante para os/as alunos/as, como também para mim, porque me permite tirar conclusões sobre as emoções da turma e consigo dar espaço às emoções individuais e diárias na sala de aula. É muito importante saber-se o que se sente e ser capaz de o partilhar. É essencial formar crianças fortes emocionalmente, equilibradas e que sejam capazes de aceitar as emoções todas que sentem, sejam elas boas ou menos boas. – Maria Nobre da Silva

Juntos pelo Ensino!

1º CEB