O Jardim-de-Infância e a Rotina Diária

A palavra Rotina significa sequência de procedimentos, hábito de fazer algo sempre da mesma maneira,  prática constante.

Rotina esta que se torna fundamental na idade pré-escolar! E fundamental porquê?

A rotina dá à criança a segurança e a estabilidade emocional necessária ao seu pleno desenvolvimento. Quando esta consegue prever o acontecimento seguinte ganha confiança e consegue entregar-se por completo à atividade que realiza no momento, pois tem com ela enormes certezas do acontecimento que se segue. É com esta premissa que diariamente, toda a equipa do Pré-Escolar, no Colégio de Alfragide, dá uma enorme importância ao cumprimento da rotina diária. Os dias nunca são iguais, mas isso não altera a rotina previamente estabelecida e coordenada entre todas as salas de forma a cumprir com as necessidades básicas de cada um dos grupos de acordo com a sua faixa etária, promovendo desta forma um ambiente acolhedor e securizante.

O dia tem início diariamente com o momento do acolhimento onde se realiza a reunião de grupo, seguem-se as atividades planeadas de acordo com o projeto ou projetos que estão a ser desenvolvidos e que vão ao encontro das escolhas e interesses das crianças, de cada sala. Terminadas as atividades chega o momento de higiene antes do almoço e a primeira refeição do dia em contexto escolar. Após este momento, os mais novos (creche e 3 anos) vivem o seu momento de descanso, enquanto os mais velhos (4 e 5 anos) desfrutam de brincadeiras livres no recreio do nosso Colégio. No período da tarde, os mais velhos cumprem mais um momento de atividades planeadas antes do lanche enquanto os mais pequenos despertam do seu sono e realizam a rotina deste momento do dia. Segue-se então o lanche, momento muitas vezes vivido no exterior em modo piquenique! Após esta refeição todos sabem, mesmo sem saberem consultar um relógio, que chegou a hora de esperar pelos seus cuidadores para o regresso a casa e à sua família! Dentro de uma rotina previamente estipulada e organizada, há sempre flexibilidade para ajustar os diferentes momentos às necessidades e características das crianças.

É desta forma, muito apoiados na rotina diária, que desenvolvemos nos nossos meninos e meninas, a autonomia, a responsabilidade, a confiança, a segurança e uma maior facilidade na organização e gestão do seu tempo, características que acreditamos serem fundamentais para a formação da sua personalidade e para o seu futuro.

Sala dos 3 Anos
Joana Gamito