A importância das expressões

As linguagens artísticas podem, muitas vezes ser desvalorizadas, passarem despercebidas ou até mesmo não reeberem o devio valor e importância para o desenvolvimento da criança.

Pois estas são, nada mais nada menos, as responsáveis por iniciar a formação cultural e a construção de habilidades sensitivas e emotivas nas crianças, no que envolve o campo de experiência com  sons, cores, formas…

A arte destaca-se, nesta fase inicial de formação da criança, por fornecer conhecimentos necessários para a vida em sociedade e posteriormente fornecer “ferramentas” para conseguir criar, analisar a realidade e os elementos que o cercam, assim como, de analisarem as situações de forma critica e atenta.

É através das atividades artísticas que as nossas crianças participam na conceção de uma ideia, passando as suas interpertações e emoções para o papel.

E porque temos vindo a viver fases diferentes daquilo que considerávamos normal e real, torna-se cada vez mais importante acompanhar  a leitura e compreensão das situações e do mundo à sua volta, conseguindo através do desenho expressar emoções.

 A turma tem realizado este tipo de atividades com a finalidade de trabalhar a imaginação e os sentimentos. E como é prazeiroso verificar e acompanhar a capacidade/talento, das mesmas, demonstrarem a sua forma de captar a realidade mostrando as suas criações.

 

Juntos pelo Ensino!

Juntos Somos Mais Fortes!

1º CEB
Patrícia Marques