A aquisição de autonomia no 1.º ano

O 1.º ano é a entrada num novo ciclo, cheio de mudanças e muito crescimento. O termo autonomia está relacionado com independência e liberdade, e está relacionada também com a personalidade de cada um dos alunos, onde cada um desenvolve o seu processo de independência, de liberdade, de decisão, de participação e de intervenção.

Na escola, a autonomia pode ser notada pela capacidade que cada aluno tem de organizar as suas atividades (sempre com a orientação do adulto!), gerir o seu tempo de dedicação ao estudo vs. brincadeira, etc.

Segundo o documento Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, as competências associadas ao Desenvolvimento pessoal e autonomia implicam que os alunos sejam capazes de:

“• estabelecer relações entre conhecimentos, emoções e comportamentos;

• identificar áreas de interesse e de necessidade de aquisição de novas competências;
  • consolidar e aprofundar as competências que já possuem, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida;
  • estabelecer objetivos, traçar planos e concretizar projetos, com sentido de responsabilidade e autonomia.”

É através destas competências que os alunos aprendem a reconhecer as suas potencialidades e aspectos a melhorar, têm consciência do quão importantes são o crescimento e a própria evolução. São capazes de expressar as suas necessidades e de procurar as o apoio necessário para alcançar os seus objetivos.

A autonomia faz com que os alunos desenhem estratégias para conseguirem alcançar metas e desafios definidos por si mesmos. São confiantes, resilientes e persistentes, aprendendo com os percalços e aplicando essa aprendizagem a médio e longo prazo, com base nas suas vivências.

O primeiro passo para trabalhar a autonomia em sala de aula é o docente “largar” a ideia de aprendizagem transmissiva – onde existe apenas a transmissão de valores e conhecimentos, e o aluno é apenas espectador – e adotar uma aprendizagem participativa – onde o aluno tem uma voz ativa dentro da sala de aula, com orientação do professor, em que toma decisões, partilha experiências e propõe projetos a desenvolver. O professor deve adaptar-se às necessidades dos alunos, dando-lhes a hipótese de tomarem iniciativa, de escolherem a sua atividade em função das suas necessidades e dos seus interesses, o que permite que expressem os seus sentimentos e a sua criatividade pessoal.

1º CEB

Marta Raminhos