Projeto “História de Portugal”

A turma do quarto ano está a desenvolver, neste segundo período, um trabalho de projeto sobre o tema “História de Portugal”. Este projeto é realizado em grupos de dois, três ou quatro elementos. Cada grupo aborda um capítulo da nossa História, enquadrando-o no tempo, através de um friso cronológico, sendo que cada um destes capítulos dá continuidade ao capítulo anterior e assim, sucessivamente.

Como recursos para o desenvolvimento deste trabalho temos o Google Classroom e as ferramentas DRIVE e Google Docs, nomeadamente, o Google Slides, um criador de apresentações equivalente ao PowerPoint. Além destas ferramentas, os alunos podem utilizar os recursos digitais habituais de pesquisa de informação, escrita e multimédia, para além de outras ferramentas de criação e edição, como por exemplo, edição de imagem, paint ou semelhante. Obviamente, o primeiro e principal recurso deverá ser o livro.

Cada grupo organiza as suas tarefas de pesquisa, seleção e tratamento de informação e vai construindo a sua apresentação num documento colaborativo criado no Google Slides. Esse documento pode ser editado por todos os elementos do grupo, quer se encontrem na sala de aula, quer se encontrem em casa, por exemplo, em isolamento profilático. Existe um guião de orientação a cada grupo, com todos os requisitos e indicações claras e objetivas para que cada grupo consiga, da forma mais autónoma possível, construir um trabalho bem organizado e completo, que sirva como recurso de aprendizagem individual e coletivo. Existe também uma estrutura organizada em subtemas que são fundamentais para o entendimento e interpretação de cada tema. Cada grupo é responsável também por criar esquemas e resumos, elaborar um conjunto de questões e respostas sobre o tema que apresenta e preparar a resolução de exercícios sobre o seu tema, no livro de apoio à História de Portugal. Ainda no âmbito deste projeto, cada grupo deverá escolher dentro da época do seu tema, um episódio curioso ou marcante da nossa História, fazendo uma pequena dramatização. De realçar ainda que cada grupo tem também a missão de traduzir o seu trabalho para inglês.

Trabalhos de projeto como este permitem abordar temáticas do currículo de forma mais motivadora e interessante, resultando daí uma maior facilidade na aprendizagem dos conteúdos, mas, sobretudo, um crescimento notável ao nível da autonomia e da responsabilidade, da colaboração, da solidariedade e da criatividade.

Após a conclusão do trabalho de cada grupo, cada aluno deverá estudar o tema e praticar a sua apresentação, para que esta decorra da melhor forma possível e, ao ser apresentada à turma, possa funcionar como uma aula cativante e informativa.

Um dos objetivos principais é que, no final de todas as apresentações, não muito exaustivas, cada aluno fique com uma noção global da História de Portugal, tendo, provavelmente, um efeito mais duradouro e mais formativo do que se estes temas fossem abordados de forma mais tradicional e individualmente.

O trabalho cooperativo proporciona uma ampla variedade de dimensões de aprendizagem e de desenvolvimento, dimensões essas que dependem da interação com o outro, da troca de opinião, da construção conjunta de conhecimento, da partilha e da entreajuda.

1º CEB

Pedro Campos