Abordagem à escrita no pré-escolar

No pré-escolar são feitas atividades com o intuito de despertar nas crianças o gosto pela aprendizagem da língua como um instrumento de expressão e comunicação. Deste modo são práticas diárias as canções, horas de conto, conversas de grande grupo e partilhas de trava línguas como instrumentos motivadores e desafiantes na tarefa de comunicar.

Na sala dos 5 anos é muito comum fazerem dramatizações, brincadeiras de faz de conta, teatros com fantoches entre outros, onde são aplicáveis algumas expressões e vocabulário aprendido no dia a dia e trabalhadas características na formação pessoal e social em cada um.

Os jogos e a descoberta dos sons e da composição das palavras são atividades desafiantes que motivam as crianças para a aprendizagem. Na sala dos 5 anos são adotados manuais de filhas para a idade que são postos em prática nalguns momentos, e com estes pretendemos que a criança comece a ter algum método de trabalho, postura à mesa, bem como a prática do manuseamento dos materiais em sala de aula, como preparação para a transição à etapa escolar seguinte. A Aprendizagem da escrita passa principalmente por momentos de brincadeira, jogos e partilhas que trabalham conceitos que permitem às crianças a construção do saber.