Aprender no exterior

Os métodos de ensino atuais devem acompanhar a evolução dos tempos e adaptarem-se a cada criança. É necessário utilizar cada vez mais estratégias ditas “fora da caixa” para cativar e envolver as crianças no seu processo de aprendizagem. Os manuais são ótimas ferramentas para consolidarem as suas aprendizagens, mas devemos procurar mais atividades para além da sua utilização. A diversificação das tarefas e da transmissão dos conteúdos é uma mais valia para o crescimento das crianças.

Pessoalmente, sou uma fã incondicional quer no aproveitamento de todos os espaços escolares para a aprendizagem quer na inovação dos tradicionais métodos expositivos. Sou da opinião de que não se aprende só na sala de aula, pois estamos em constante aprendizagem. Utilizando espaços diversos, como por exemplo o recreio, para a realização de exercícios e tarefas durante um determinado tempo, cria um ambiente motivador, promove o bem-estar e incute autonomia e responsabilidade nas crianças. Elas adoram ter estes momentos fora da habitual sala de aula, onde passam tantas horas.

Contudo, dentro da sala de aula também podemos inovar! Criando espaços que proporcionem um ambiente acolhedor e motivador. Espaços para as crianças, sugeridos e elaborados por elas, sempre com a nossa orientação, como por exemplo, o espaço do chá, a biblioteca, o espaço das tarefas, entre outros.

Juntos Somos Mais Fortes!
Juntos Pelo Ensino!

2º CEB
Sara Costa