Relação entre a escola e a família

A pensar no bem-estar de todas as crianças da turma, enquanto professora defendo que é importante existir uma boa relação e comunicação com os encarregados de educação.
Acredito que, é necessário existir esta boa relação e que devemos de trabalhar como uma equipa em função do bem individual de cada criança. Consequentemente, as crianças sentirão uma continuidade da escola em casa e da casa na escola.

Assim sendo, o apoio dos encarregados de educação torna-se essencial, na medida em que, auxiliam o trabalho dos professores e vice-versa.
Aliado a isso, para mim enquanto professora, sentir o apoio dos encarregados de educação, também é bastante importante e ajuda-me a nortear a minha ação de forma mais assertiva.

Por outro lado, considero igualmente importante e interessante trazer esta boa relação para dentro da sala de aula, ou seja, os encarregados de educação devem de ter uma participação ativa também na sala.
Dando continuidade a esta linha de pensamento, durante este ano letivo, convidei os encarregados de educação para darem o seu contributo para uma aula nossa. Escolhi a disciplina de Estudo do Meio, porque julgo ser a disciplina onde se poderiam sentir mais à vontade para participar. Para isso, as crianças levaram os seus manuais para casa e, através do índice, os encarregados de educação que quisessem participar, selecionavam um tema para vir abordar à turma.

E foi isso que aconteceu, no 1.º período. Convidei uma encarregada de educação para dinamizar uma sessão sobre o tema que selecionou; reunimos no zoom e preparámos, em conjunto, a sessão que iria ser abordada pela mesma, definimos alguns tópicos essenciais que teriam de ser abordados e assim foi. Com recurso ao zoom, a sessão decorreu muito bem para a turma.

Por fim, estas práticas acabam por ser bastante vantajosas para todos nós (crianças, docentes e encarregados de educação). O conhecimento não é apenas transmitido pelos docentes e, de facto, os encarregados de educação podem ter uma excelente e vantajosa participação na sala. Para além disso, as crianças adoram sentir os seus ente-queridos presentes.

“A prova de sucesso da nossa ação educativa é a felicidade da criança.” Maria Montessori.

Juntos pelo Ensino!

1º CEB