Trabalho de Projeto
Como todos sabemos, a criança está dotada, desde que nasce, de um enorme potencial e energia. É naturalmente curiosa, o que a leva a explorar e a apropriar-se dos instrumentos fundamentais para conhecer o mundo à sua volta, incluindo as diversas formas de linguagem para se expressar e interagir com os outros.
Acreditando que a sua curiosidade e criatividade são o melhor caminho para a aprendizagem, no Colégio de Alfragide colocamos as crianças como autoras e protagonistas da sua experiência de crescimento, sendo elas, que trazem para a sala os seus interesses, partilhas e dúvidas sobre todos e quaisquer assuntos. Fala-se, por isso, de uma metodologia de trabalho em projeto. Não por ser “a nossa metodologia”, uma metodologia única e exclusiva, mas porque é uma metodologia que privilegiamos e que responde de uma forma muito completa às nossas preocupações e objetivos em termos educativos.
Coloca-se, então, a questão: porque utilizamos a Metodologia de Trabalho de Projeto na nossa prática?
- é, em primeiro lugar, uma metodologia para resolução de problemas, partindo de interesses reais;
- as questões/partilhas são significativas para as crianças que vão desenvolver o trabalho;
- a procura de respostas exige uma planificação;
- todo o trabalho deve resultar num “produto final”
A metodologia de projeto permite que a educação seja aberta e motivada, onde as partilhas diárias das crianças são, muitas vezes, o ponto de partida de muitos projetos, dando-lhes protagonismo e permitindo que se sintam valorizadas e, consequentemente, motivadas para no seu processo de aprendizagem. No colégio de Alfragide, principalmente no Pré-escolar, as crianças são envolvidas na planificação do trabalho a realizar, tanto a nível conceptual como funcional, definindo o que realmente querem aprender, o que já sabem sobre o assunto, o que querem, então, aprofundar (saber mais e melhor) o que vão fazer para isso.
É neste ambiente participativo e partilhado que se vivem as maiores e mais intensas experiências na sala dos 4 anos.. As partilhas que trazem são ótimos pontos de partida e cabe ao Educador criar um ambiente o mais apelativo possível, garantindo que o projeto se desenvolva com entusiasmo, sendo que a melhor estratégia em idade pré-escolar consiste em criar um desafio, envolto em algum mistério, captando a atenção do grupo de crianças.
Num caso prático, a D. trouxe um jogo sobre o corpo humano, partilhando algumas das suas informações sobre o tema “temos veias e artérias, o coração bombeia o sangue para o corpo, o cérebro está na cabeça” (…) partilhas estas que levaram a que todo o grupo entrasse numa discussão sobre o corpo humano. Facilmente foram definidos “o que sabemos” e “o que queremos saber”, envolvendo as crianças na planificação do trabalho, desde a recolha de informação até à produção.
Observaram vídeos, livros, falaram com os pais em busca de respostas; construíram esqueletos em massa de moldar, fizeram uma caça ao tesouro em busca dos órgãos do corpo, descobriram as vogais das palavras sobre o corpo, contaram as sílabas (…) construímos o placar do corpo humano que serviu para avaliar e partilhar com a restante comunidade educativa o projeto desenvolvido e as aprendizagens realizadas.
Assim, a utilização da Metodologia de Projeto em sala representa, para nós um “desejo” e uma “crença” numa educação integrada, participada, aberta e motivada, rompendo com aquela que é chamada “Educação tradicional” e levando as crianças e alunos do Colégio de Alfragide no centro da aprendizagem.
Juntos Pelo Ensino!
Juntos Somos Mais Fortes!
Ana Filipa Matias