Ciclo do Pão 🍞

 

Na sala dos 4 anos o trabalho em projeto faz parte do dia a dia de atividades e, numa partilha sobre o fim-de-semana, o D. trouxe pão que confeccionou, partilhando com o grupo a canção que aprendeu na quinta pedagógica onde fez o pão.

 

A curiosidade foi-se instalando e depressa todos mostraram interesse em aprender a fazer pão. Para isso, pesquisaram uma receita para saberem quais os ingredientes e materiais necessários. Lista de compras realizada e chegou o momento de colocarem mãos à obra e confeccionarem o seu pão para partilharem com os seus pais ao lanche.

 

Então mas de onde vem a farinha? O pão é todo igual? Onde se faz o pão? – questões que foram surgindo e que através de vídeos e histórias puderam ser respondidas, permitindo às crianças criarem uma linha de ação face às suas descobertas. Descobriram as vogais nas palavras relacionadas com o ciclo do pão, contaram as sílabas de cada uma delas e realizaram, em pequenos grupos, o ciclo do pão, tendo cada um deles que representar uma das fases para que, depois, fizessem um placar em grande grupo.

 

Terminaram a semana em grande com a ida à panificadora Upal que os recebeu com toda a dedicação e lhes mostrou cada canto da fábrica e segredos para confeccionar um pão delicioso!

 

Uma boa semana para todas e para todos!

Juntos Somos Mais Fortes!

Juntos Pelo Ensino!