A importância do trabalho de grupo

Estimular o trabalho em equipa na escola, na sala de aula entre as crianças, é mais uma das importantes responsabilidades dos professores.

Trabalhar em grupo, desenvolver projetos e “construir” o conhecimento contribui para trabalhar os alunos de uma forma mais completa. Com ela, eles experimentam a troca de ideias e experiências, o contacto com perceções diferentes das suas, e a construção conjunta do conhecimento. Aprendem a debater, fazer avaliações e escolhas, desenvolvem a capacidade de ouvir e respeitar opiniões distintas, de tomar decisões…

Além disso, saber trabalhar em grupo é uma habilidade que será necessária na vida académica, profissional e, também, pessoal.

É nesses momentos que as crianças têm a oportunidade de aprender os conteúdos  escolares de uma forma mais descontraída, prática e com trocas de experiências e opiniões. Um dos momentos em que o aluno terá de escolher, decidir e debater o tema tratado na atividade e ou como vai trabalhar em determinado  tema. Essas são apenas algumas das capacidades que podem ser aperfeiçoadas através do trabalho de grupo.

Trabalhar em equipa/grupo, possibilita às crianças um contacto diferenciado com o saber, pois têm a possibilidade de trocar vivências com os seus colegas com percepções distintas da sua e de construir o saber.

Todo este trabalho em conjunto possibilita aos alunos o desenvolvimento da capacidade de ouvir e respeitar a opinião do outro, que pelo que sabemos, se tem tornado uma competência cada vez mais dificil. O resultado disso é a união do grupo para alcançar um objetivo comum.

Juntos pelo Ensino!

1º CEB