Projetos “Eu explico!”, “Números” e “O nosso mundo: fenómenos físicos”

 

No seguimento de um dos textos produzidos nesta rubrica “Um minuto de leitura” sobre trabalhos de projeto e dinâmicas de cooperação, venho fazer uma atualização relativa aos trabalhos de projeto que têm estado a ser desenvolvidos na turma do quarto ano e dar a conhecer algumas das iniciativas que se seguirão.

Nas últimas semanas, os principais trabalhos de projeto desenvolvidos têm sido no âmbito dos temas “História de Portugal” e “Matemática: geometria e arte”. Estamos na fase final desses projetos, com apresentações aos colegas, elaboração de exercícios de sistematização, construção de um friso cronológico, partilha e avaliação. Foram inclusive construídas questões de aula por cada um dos grupos.

Os projetos seguintes serão ainda mais interessantes e cativantes. Teremos o projeto “Eu explico!” que consistirá na organização de um conjunto de sessões nas quais os alunos poderão preparar uma pequena aula sobre um tema à escolha, não necessariamente relacionada com o programa curricular. Por exemplo, um aluno que saiba muito bem fazer construções Lego, ou semelhante, poderá fazer uma sessão de construção sobre isso. Um aluno que faça muito bem origamis, poderá fazer uma pequena sessão de construção de origamis. O mesmo se aplica a tocar um instrumento musical, fazer truques de magia, preparar uma experiência, uma técnica de desenho ou pintura, ou qualquer outra atividade de valor formativo e que possa enriquecer a experiência e o conhecimento dos alunos, respeitando uma determinada estrutura de organização dessas atividades, sempre com o apoio do professor. Enfim, será uma oportunidade para que cada aluno possa preparar uma aula sobre um tema do seu interesse, planificando-o e organizando a sua apresentação, os recursos e materiais necessários. Caso seja necessário, poderão solicitar um apoio especial a outros professores especialistas, por exemplo, um professor da área musical ou da área da expressão plástica. Esta atividade poderá ser realizada em parcerias ou individualmente.

Um outro projeto que desenvolveremos denomina-se “Números” e consistirá num trabalho de projeto de investigação sobre os diferentes sistemas de numeração existentes no mundo, a história e a cultura que existe por detrás do surgimento dos números, formas e sistemas antigos de contagem e a relação dos números com o nosso quotidiano e com outros conhecimentos e áreas da vida.

Por fim, abraçaremos a geografia, a física e a geologia do planeta Terra através do projeto “O nosso mundo: fenómenos físicos”. Este projeto terá como base de partida os conteúdos físicos da disciplina de Estudo do Meio e será desenvolvido recorrendo às estratégias e estruturas habituais de trabalho de projeto, a partir de um guião de orientação, abordando as várias dimensões do tema e interligando-o com a Ciência Experimental. Continuaremos assim a tentar desenvolver a curiosidade e o querer descobrir mais, transcendendo os limites do currículo, interligando-o com as experiências de cada um, procurando um momento para essas descobertas e para essas partilhas, transformando-as em aprendizagens significativas e dinâmicas construtivas.

 

Juntos Somos Mais Fortes!

Juntos Pelo Ensino!

 

1º CEB

Pedro Campos