A importância das visitas de estudo para a aprendizagem

Diversos estudos sobre o papel das visitas de estudo na educação apontam para a sua prática pedagógica como uma estratégia que promove o desenvolvimento de competências intersociais e científicas. No contexto atual, as visitas de estudo são uma ótima ferramenta pedagógica para professores e alunos. São um complemento importante ao currículo escolar. Em muitos casos, permitem a apropriação das aprendizagens realizadas em contexto de sala de aula.

Ao longo do ano letivo, é importante existirem outros espaços para estimular os aprendizados para além da sala de aula. Estas são um contexto de educação não formal que permite fugir à rotina diária. Além disso, são uma forma de as crianças conhecerem novas realidades e perspetivas, de modo a consolidarem conhecimentos. Por outro lado, as visitas de estudo são para os alunos um estímulo e uma motivação. A predisposição para conhecer aumenta num ambiente que assenta em atividades mais lúdicas.

A ideia de que as visitas de estudo significam passear é já ultrapassada e errada. Estas atividades têm, normalmente, subjacente um fundamento pedagógico. Por mais lúdicas que sejam, há sempre uma intenção ou um objetivo educativo por trás.  Assim sendo podemos identificar vantagens na sua realização, tais como:

• Permite conhecer novas realidades;
  • Abre novos horizontes (por norma despertam na criança interesse em algumas áreas ou temáticas);
  • Estimula o conhecimento cultural;
  • São um espaço educativo não formal (já comprovado que predisposição da criança para aprender aumenta);
  • Fortalece os laços na relação professor/aluno;
  • Promove a interdisciplinaridade;
  • Complementa o currículo escolar;
  • Desenvolve competências sociais e de trabalho.

As visitas de estudo encerram muitas vantagens, o que as transformam em atividades insubstituíveis.

2º CEB

Daniela Rodrigues