O ensino da gramática

Durante este ano letivo, tenho feito algumas reflexões sobre diversos domínios do currículo e em como devo de abordá-los com a turma. Recentemente, tenho-me focado bastante sobre o ensino da gramática.

A gramática deve de ser compreendida e não decorada, tal como qualquer outro conteúdo. Contudo, lecionar gramática acaba por ser um desafio…

Acaba por ser um desafio, porque a gramática é encarada como um conteúdo aborrecido, pelo que vivenciei enquanto estudante e professora estagiária. Assim, torna-se necessário estimular a turma com atividades cativantes e envolventes para a descoberta e compreensão da mesma e, em simultâneo, perceber a sua importância. Por isso, é fulcral, já no 1.º ciclo, encarar-se o ensino e a aprendizagem da gramática com seriedade.

É consciente desta realidade e necessidade de mudança que, com a turma do 2.º ano, tenho desenvolvido atividades de descoberta, exploração e treino da gramática. Para além disso, os conteúdos têm sido lecionados de forma encadeada, como por exemplo, a turma já conseguia fazer bem a divisão silábica, avançámos para a classificação de palavras quanto ao número de sílabas, em seguida para a sílaba tónica e sílaba átona.

Depois de concretizadas as atividades de descoberta e exploração, é essencial realizar exercícios de treino, com o intuito de consolidar o que foi abordado. Para isso, criei os trabalhos de casa flash: trabalhos de casa no caderno diário sobre o conteúdo gramatical em questão nessa semana, em que cada aluno deve de fazer no menor tempo possível. Desta forma, estão a treinar e a consolidar o que foi descoberto.

Por outro lado, defendo que é importante recorrer aos “contraexemplos” durante este processo. Intuitivamente, cada aluno percebe o erro, só não compreendem o porquê do erro. Nesse momento, a explicação do erro é fundamental para os alunos, para a aprendizagem da regra (por exemplo, através da frase “Os cadela é bonita.”, a turma concluiu que o determinante artigo definido tem de concordar em género e em número com o nome).

Em suma, na sala do 2.º ano o processo de aprendizagem da gramática é realizado de forma gradual, encadeada e respeitando o ritmo da turma, é também um momento de reflexão sobre a língua e é um processo de descoberta do funcionamento da mesma.